Bios e sistema não reconhecem as memórias RAM
Recentemente tive um problema com a placa mãe AMD Gigabyte A520M DS3H.
Seguindo a orientação estampada na própria placa, coloquei duas memórias memórias da marca Husky nos slots A2 e B2. Passado algum tempo resolvi colocar mais duas memórias idênticas nos slots restantes.
O que ocorreu é que o BIOS e o sistema só reconheciam apenas duas delas. Tirei todas e recoloquei uma a uma, e tanto o BIOS como o sistema reconheciam todas.
Aí surgiu o problema!
Ao desligar, e ligar o PC horas depois, o BIOS e o sistema reconheciam somente duas das memórias. Porém, pelo aplicativo CPU-Z todas as quatro eram reconhecidas.
Tentei várias alternativas para solucionar o problema. Mas o que funcionou e resolveu de vez o foi o mais simples:
“Ressetar” o BIOS através do “jumper” do CMOS, usando uma chave de fendas e fazendo contato por uns 4 segundos com os dois pinos – (Nessa placa mãe, esses dois pinos ficam perto das conexões do painel frontal)
Liguei o computador, e entrando no BIOS, lá estava o reconhecimento dos 4 pentes de memória. Alterei apenas o ErP para “enable”, pois senão ao desligar o PC ficam mouse e teclado com os leds acesos. Essa função do BIOS é utilizada para quem usa as entradas USBs para carregar algum aparelho (bateria de celular, por exemplo)
Obs. O que conclui no meu caso, é que ficou gravado a informação inicial de apenas dois pentes, e quando “ressetei” o BIOS, e instalei os quatro “pentes”, gravei a alteração, salvando e reiniciando sistema.
Outra ressalva: Essa placa mãe tem estampado ao lado dos slots, o esquema de quando se instala apenas duas memórias. E no caso são os A2 e B2. Ou seja: o 2º e o 4º.
O slot A1, é o próximo ao processador.