Colocando uma imagem na tela de grub do ubuntu

Sempre achei que a tela do grub no Ubuntu, não fazia justiça ao Sistema. E desta vez, na versão 20.04 LTS resolvi mudar a imagem.
Depois de testar o efeito de umas cinco diferentes, resolvi colocar a imagem do Focal Fossa, para combinar com a tela do login.
Pelo fato das letras serem brancas no fundo preto, quem resolver mudar a referida tela, procure alguma imagem que dê para visualizar as opções de escolhas da tela. A imagem original está na extensão “.png” mais utilizei uma salva em “.jpg” e funcionou.

1-) Primeiro passo, é termos um local para guardar a imagem. Vamos criar a pasta para esse fim. No meu caso, já que iria usar para imagens, criei uma pasta dentro de Imagens e coloquei o nome de Grub. (Para criar a pasta acesse o Arquivos através da barra de tarefas e clique com o botão direito do mouse escolhendo “Nova Pasta” e já dando um nome para ela. No meu caso dei o nome de Grub;

Você pode criar essa pasta, em Imagens, Downloads, Músicas, Vídeos, ou mesmo na Pasta pessoal. É só ter o cuidado de na hora de usar o terminal para o comando de troca de imagem no grub, colocar o endereço correto da pasta.

2) Com a imagem que utilizaremos, dentro da pasta, vamos selecioná-la e vamos redimensioná-la 1024 x 768. Isso pode ser feito com algum editor de imagens que você tenha instalado. Eu uso o “XnViewMP” que entendo muito bom para converter imagens, ou redimensionar em lotes. E que pode ser conseguido aqui:

https://www.xnview.com/en/xnviewmp/

Ou, se for apenas para esse fim, instale o Nautilus via terminal

sudo apt-get install nautilus-image-converter

que basta você clicar na imagem com o botão direito do mouse e escolher “Redimensionar imagens” e escolher o pixel 1024 x 768. Para facilitar coloque um nome curto na imagem. Eu coloquei Grub1, e ficou Grub1.jpg. Pasta e imagem com o nome de Grub.

Feito tudo isso, vamos volta ao terminal e efetuar a troca da imagem do grub pela nossa escolhida.

sudo su

echo “GRUB_BACKGROUND=/home/percival/Imagens/Grub/Grub1.jpg” >> /etc/default/grub

ATENÇÃO: O comando acima foi feito com os meus dados. substitua:
percival, pelo seu nome de usuário——–Imagens, pela pasta que você usou para criar a pasta contendo a imagem—-Grub, pelo nome que deu a pasta criada—–e Grub1.jpg, pelo nome dado à imagem e sua extensão. E /etc/default/grub é o local onde fica o arquivo que configura o grub.

Atualize o grub com o comando abaixo.

update-grub

Reinicie o sistema e veja como ficou sua escolha

Se não gostou do efeito e deseja voltar ao como estava antes:

Abra o terminal e digite

sudo su

gedit /etc/default/grub

Apague a linha, que deve ser parecida a essa, mas com as informações que você digitou

GRUB_BACKGROUND=/home/seunomedeusuario/Imagens/Grub/Grub1.jpg

Salve a correção, feche o arquivo e atualize o grub com o comando abaixo

update-grub

IMPORTANTE: LEIA COM ATENÇÃO TODO O TUTORIAL ANTES DE EFETUAR O PROCEDIMENTO.
COMO SUGESTÃO, VOCÊ PODE COLOCAR VÁRIAS IMAGENS DE 1024 X 768 EM SUA PASTA COM O MESMO NOME COLOCADO NA QUE UTILIZOU, NOMEANDO-AS COM 1, 2, 3 E ASSIM POR DIANTE, (Glub1. Glub2.Glub3….). E SE ENJOAR DA IMAGEM ATUAL, TROCAR POR OUTRA, COLOCANDO O MESMO NOME QUE COLOCOU NA QUE UTILIZOU NESSE TUTORIAL.NO MEU CASO, DELETO A IMAGEM GLUB1 E RENOMEIO OUTRA DA PASTA COM O MESMO NOME. POIS O COMANDO ESTARÁ LÁ.

obs : SE POR ALGUM DESCUIDO DELETAR A PASTA COM AS IMAGENS, O FUNDO DE COR PRETA RETORNARÁ À TELA DO GRUB. MAS SEU SISTEMA IRÁ TENTAR VERIFICAR O COMANDO COLOCADO NO GRUB, A CADA VEZ QUE INICIAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *